Conheça mais sobre os diferentes tipos de Pavers e saiba quando utilizar cada tipo.
Você já parou para pensar por que existem diferentes modelos e alturas de pavers? Cada um deles é usado em um lugar específico, dependendo de onde serão colocados esses pisos de calçamento, é necessário ter uma altura e resistência adequadas.
Hoje em dia, os pavers aderentes à água estão em alta. Eles não permitem que a água escoe para os lados das ruas, mas sim drenam a água para o solo, ajudando o meio ambiente e prevenindo enchentes.
Antigamente, antes da década de 70, eram utilizadas pedras nas ruas para evitar a passagem pelo barro e o atolamento de carroças, prejudicando os cavalos e a estrutura das carroças. Em 1970, iniciou-se a fabricação do paralelepípedo, mas notou-se que ele apresentava inconsistências no tráfego, causando escorregões e derrapagens.
Posteriormente, o asfalto foi utilizado para proporcionar aderência aos pneus dos carros, o que ajudou na evolução da mobilidade urbana, mas prejudicou o meio ambiente, pois impermeabilizou o lençol freático e causou inundações nas cidades. Além disso, o asfalto tem vida útil curta, de apenas cerca de 5 anos com tráfego leve.
Pensando nesses problemas, foram criados os pavers ou pisos de calçamento. Cada tipo de paver é adequado para um determinado local. Vou mostrar a você alguns exemplos de pavers com alturas diferentes e em quais lugares é possível utilizá-los.
Pavers de 4,5 cm.
É utilizado em calçadas onde não há tráfego de carros ou cargas pesadas, apenas de pedestres.
Pavers de 6 cm.
É adequado para tráfego leve com carros e ocasional passagem de caminhões, sendo bastante utilizado em condomínios, centros comerciais e parques.
Pavers Intertravados de 8 cm.
passagem de caminhões e carretas.
Pavers com altura acima de 8 cm, como o piso de 10 cm.
Destinado ao tráfego muito pesado, como em aeroportos, onde há estacionamento de aviões e movimentação de empilhadeiras.
É importante ressaltar que não basta apenas colocar o paver, é necessário calcular corretamente a base e a sub-base antes de instalá-lo.
De acordo com a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), a resistência mínima recomendada para a fabricação desses artefatos é de 35 megapascals (35 MPa), garantindo assim a capacidade de suportar o tráfego de veículos e evitar o desgaste prematuro.
Uma novidade interessante é o paver autodrenante, que não permite que a água escorra, mas sim a drena, contribuindo para o meio ambiente e a umidade do ar da região. Esse modelo tem sido muito utilizado atualmente.
Além disso, é possível fabricar pisos coloridos de acordo com sua preferência, adequando o paver à sua realidade e necessidades.
Espero que tenha gostado do nosso artigo! Não se esqueça de nos acompanhar nas redes sociais e assistir ao vídeo abaixo para obter mais informações sobre o uso do paver. Em caso de dúvidas, entre em contato conosco pelos telefones e WhatsApp disponíveis.